quarta-feira, 16 de setembro de 2015

EXERCÍCIOS EM CADEIA CINÉTICA FECHADA E ABERTA?!


Uma discussão bem antiga na área da ortopedia, fisioterapia e educação física é qual tipo de exercício é melhor para a reabilitação?! Cadeia cinética fechada ou aberta?! E para força, potência e hipertrofia?!
Em um exercício em cadeia cinética aberta o segmento distal de uma extremidade move-se livremente no espaço (braços e pernas), resultando no movimento dos membros ou isolado de uma articulação (extensão/flexão de joelhos/cotovelos). Ou seja, extremidades se movimentam e o tronco fica fixo (puxada no pulley, supino, cadeira extensora).
Em um exercício em cadeia cinética fechada, as articulações terminais encontram resistência externa considerável a qual impede ou restringe sua movimentação livre. Ou seja, extremidades ficam fixas e o tronco se movimenta (barra fixa, paralelas, agachamento).
Exercícios de cadeia cinética fechada têm recebido muita atenção como técnica eficiente de reabilitação, principalmente para membros inferiores. Apesar disso, tanto a fechada quanto a aberta oferecem benefícios e desvantagens para reabilitação.
Mas vamos nos ater ao uso dos exercícios no treinamento voltado para ganhos em força, potência e hipertrofia, qual tipo seria melhor?! Aberta ou fechada?!
Eu respondo que ambas... Por um lado, os exercícios de cadeia cinética fechada parecem ter maior transferência para as atividades da vida diária, além de envolverem a utilização de maiores cargas, maior coordenação, ação de maiores grupos musculares e maior recrutamento de estabilizadores e sinergistas

+Saudee Tyree +Health and Fitness Page +FitnessBlender 

Nenhum comentário:

Postar um comentário