quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Feedback intrínseco e extrínseco

Feedback intrínseco ou inerente é a informação que o aprendiz recebe de seu próprio sistema sensorial durante ou depois do movimento, relacionada com sua execução e resultado no ambiente, podendo ser considerada como uma variável do mecanismo do movimento.

Feedback extrínseco ou aumentado é a informação que o aprendiz recebe de uma fonte externa em relação aos aspectos mais importantes da execução e os resultados da tarefa.

CR e CP

De acordo com SCHMIDT (1988) o conhecimento de resultado (CR) é a informação que vem depois da resposta, sendo relativa ao resultado da resposta no ambiente e conhecimento.
O conhecimento de resultados possui algumas funções importantes na aprendizagem de habilidades motoras, como a motivacional (MAGILL, 1989; SCHMIDT, 1975), a de orientar o aprendiz em direção à resposta apropriada (ADAMS, 1971), assim como a relacional, que possibilita estabelecer relações entre os comandos motores e a resposta que levam ao fortalecimento de esquemas para a produção de novos movimentos (SCHMIDT, 1975).
Já o CP para SCHMIDT (2001) é a informação externa sobre o padrão de execução que o aprendiz realizou, e diferente do CR, ele se refere à natureza do padrão do movimento, e por isso é freqüentemente utilizado pelos professores e técnicos em situações do mundo real.

FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM

A motivação é um aspecto fundamental na aprendizagem, e apresenta uma relação de U “invertido”, ou seja, quando a motivação está muito baixa ou muito alta, a aprendizagem é dificultada. Para cada tipo de habilidade o nível de motivação deve ser diferenciado. Em relação à motivação, um tema que recentemente vem despertando o interesse dos pesquisadores de Comportamento Motor é o estabelecimento de metas.
O tempo de prática também pode interferir na aprendizagem, MAGILL (2000) afirma que a quantidade de prática afeta a aprendizagem. Para este autor, o espaçamento ou a distribuição da prática podem afetar tanto o desempenho quanto a aprendizagem das habilidades motoras, embora nem sempre os resultados sejam proporcionais ao tempo investido.
Quando os sujeitos têm metas claras e bem definidas parecem atingir um desempenho superior aos que não estão na mesma situação. Então metas específicas podem levar ao desempenho superior, se forem seguidos os resultados das pesquisas em empresas e desempenho físico (LOCKE, 1967).

TRANSFERÊNCIA DE APRENDIZAGEM

Segundo MAGILL (1984), transferência de aprendizagem é a influência da experiência anterior no desempenho de uma habilidade num novo contexto ou na aprendizagem de uma nova habilidade. TEIXEIRA (1992) entende como a influência da aprendizagem de uma habilidade motora sobre o desempenho ou aprendizagem de outra habilidade. SCHMIDT E YOUNG (1987) definem como o ganho (ou perda) na capacidade de responder na transferência ou na tarefa critério como uma função da prática ou experiência na tarefa treinada, e o efeito que a aprendizagem prévia de uma determinada tarefa exerce sobre a aprendizagem ou desempenho em outra tarefa num momento posterior.
A transferência positiva ocorre quando a experiência anterior favorece a aprendizagem de uma nova habilidade.
A transferência negativa ocorre quando a experiência anterior de uma habilidade interfere negativamente com aprendizagem de uma nova habilidade.
A transferência negativa pode ocorrer principalmente em situações que envolvam alterações na localização espacial do movimento e alterações nas características de timing do movimento em resposta ao mesmo estímulo.
Isso quer dizer que, quando aprendemos um determinado movimento específico, orientado num espaço e tempo, levamos tempo para realizar outro movimento semelhante, mas que sofreu mudanças na localização e no tempo. A transferência nula é quando a experiência com uma habilidade anterior não tem efeito ou influência na aprendizagem de uma nova habilidade.

TIPOS DE PRÁTICA

Existem duas variações de tarefas práticas, estas variações são denominadas: prática em blocos e prática randômica.
A prática em blocos é utilizada por indivíduos que treinam de forma repetida uma mesma tarefa. “Esse procedimento traz uma vantagem de se poder analisar os resultados da tentativa recém executada e tentar aproveitar essa avaliação na melhoria do desempenho na tentativa seguinte”. (TEIXEIRA, 2004).
Na prática randômica um indivíduo pratica diversas atividades em uma única sessão. SCHMIDT & WRISBERG (2001) definem que prática randômica é a “seqüência prática na qual os indivíduos realizam uma variedade de diferentes tarefas sem ordem específica, assim evitando, ou minimizando, repetições consecutivas de qualquer tarefa única”. As tarefas, portanto, são alternadas constantemente.
Na prática por blocos pratica-se, primeiro uma variação da tarefa, para posteriormente dar início a uma segunda tarefa. (SHEA e MORGAN, 1979).
Nas primeiras tentativas de uma nova habilidade, os indivíduos no estágio verbal cognitivo de aprendizagem podem se beneficiar mais das condições de prática em blocos do que das condições de prática randômica (SHEA, KOHL & INDERMILL, 1990), talvez porque eles precisam de uma quantidade de repetições para produzir a ação com sucesso apenas uma vez. Entretanto, assim que os aprendizes adquirem uma aproximação rudimentar do movimento, devem mudar a prática para uma programação randômica. (SCHMIDT & WRISBER, 2001).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

De acordo com os estudos acima podemos concluir que o feedback tem a finalidade de orientar o aprendiz em direção à resposta apropriada (ADAMS, 1971), onde ele pode ser aplicado durante ou após o movimento, por meio sensoriais ou pela orientação de uma fonte externa.
Alguns fatores podem interferir na aprendizagem como a motivação e o tempo de prática, pois um aluno desmotivado demais ou motivado demais pode dificultar na sua aprendizagem e se o tempo de prática não for bem distribuído também ira afetar na aprendizagem.
Segundo MAGILL (1984) a transferência de aprendizagem é uma experiência anterior que o individuo teve e que pode ser utilizada para uma nova habilidade, porém ela pode ser tanto positiva, quanto negativa ou até mesmo neutra.
Os dois tipos de práticas citados acima são muito importantes para a aprendizagem, a pratica em blocos segundo (TEIXEIRA, 2004) são utilizadas para o treino de forma repetida, já na prática randômica os indivíduos treinam de forma alternada variando as tarefas sem ordem especifica SCHMIDT & WRISBERG (2001).

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