segunda-feira, 31 de agosto de 2015

"O treinamento aeróbio trás até prejuízos por levar a diminuição da massa muscular"

Pesquisas demonstram que o treinamento aeróbio, que antigamente era visto como o mais eficaz para o emagrecimento, não propicia os melhores resultados.
Muitas vezes, o treinamento aeróbio trás até prejuízos por levar a diminuição da massa muscular, principalmente quando associado à dieta hipocalórica (Bryner et al., 1999).
Contudo, o treinamento intervalado de alta intensidade e principalmente a musculação, promove importantes respostas fisiológicas associadas ao emagrecimento e manutenção do peso corporal.
Essa resposta é o aumento do consumo de oxigênio pós-exercício (EPOC) e menor quociente respiratório (QR), que leva por longo período após uma única sessão de exercício (20 horas ou mais) ao maior gasto de calorias e oxidação de gorduras.
O estudo de Paoli et al. (2012) demonstra muito bem essa resposta fisiológica após a realização do Treinamento Resistido de Alta Intensidade (HIRT)
Na sessão de HIRT os indivíduos realizavam 3 exercícios (leg press, bench press e puxador na máquina), sendo 2 séries no bench press e puxador; e 3 séries no leg press.
As séries eram realizadas da seguinte maneira: 6RM, 20 seg de recuperação, 2-3RM, 20 seg de recuperação, 2-3RM, sendo um total de 10-12 RM. A duração total do treino foi de 32 minutos, já incluindo o aquecimento.
Os resultados demonstraram que antes da sessão de treino, o gasto energético em repouso dos indivíduos era de 1910 kcal e após 22 horas de uma única sessão de Treinamento Resistido de Alta Intensidade (HIRT) os indivíduos tinham um gasto energético de repouso de 452 kcal a mais, ou seja, 2.362 kcal.
Também foi identificado que durante o período de 22 horas após o treinamento, os indivíduos oxidavam mais gorduras, isso foi constatado pelo menor QR (0,82 pré-exercício e 0,79 22 horas após o exercício).
Sendo assim, os pesquisadores demonstraram que após uma única sessão de Musculação, o gasto calórico em repouso e a oxidação de gorduras são significativamente maiores.
Referências:
Bryner RW et al. Effects of resistance vs. aerobic training combined with an 800 calorie liquid diet on lean body mass and restingmetabolic rate. J Am Coll Nutr. 1999 Apr;18(2):115-21.
Paoli A et al. High-Intensity Interval Resistance Training (HIRT) influences resting energy expenditure and respiratory ratio in non-dieting individuals. J Transl Med. 2012 Nov 24;10:237.

Nenhum comentário:

Postar um comentário