Datas especiais como Natal e Réveillon existem para serem celebradas. São momentos especiais, de união e confraternização familiar e entre amigos, que devem ser aproveitados e festejados.
Porém, durante as festas de final de ano devemos celebrar com inteligência e moderação. É justamente nessa época do ano que podemos cometer certos excessos, que podem colocar a perder todo o esforço e suor realizado na academia durante todo o ano.
Para quem não quer passar vontade no final do ano e curtir sem culpa esse período tão especial, preparamos algumas dicas que irão ajudar a manter a forma e evitar o acúmulo das tão indesejadas gorduras localizadas.
Comemore sim, mas nos dias certos e com moderação.
Você provavelmente já vai sair da dieta no Natal e no Réveillon, portanto, se tiver outros eventos na agenda durante esse período, tenha controle e saiba dizer não para os petiscos, guloseimas, comidas gordurosas, bebidas alcoólicas e calorias em excesso.
O Equilíbrio é o segredo do sucesso
No Natal e no Réveillon, procure fazer refeições mais leves e saudáveis durante o dia, com saladas, verduras e frutas. Assim, a noite, na hora da ceia, vai ser possível cometer alguns pecados sem tanta culpa ou preocupação.
Aprenda a fazer as escolhas certas
Na hora da comemoração, evite os petiscos mais calóricos como queijos do tipo gorgonzola, provolone ou catupiry. Presunto, salames, azeitonas, salgadinhos e maionese e molhos gordurosos também não são bem vindos.
Evite as bebidas calóricas, que são quase impossíveis de beber apenas um copo, como a cerveja . O ideal é não beber álcool e optar por drinks preparados com água gaseificada e frutas. Uma taça de vinho ou champanhe para fazer o brinde já é o suficiente.
Prefira as carnes magras, como o peru ou chester, mas lembre-se de retirar a pele, que é extremamente calórica e pouco saudável. Uma ótima opção de proteínas para sua ceia é preparar um peixe com um molho especial.
Também é importante se preocupar com o preparo dos pratos. Substitua ingredientes tradicionais pelos com menos calorias, como por exemplo:
Ricota
Leite desnatado
Requeijão ligth
Queijo tipo cottage
Iogurte desnatado
Limão
Ervas (manjericão, hortelã, alecrim etc.)
Cuidado com as sobremesas
Lembre-se que muitas vezes é na hora da sobremesa que está o grande pecado. Doces são altamente calóricos e a maioria também é gorduroso e pouco nutritivo.
O ideal mesmo é substituir as sobremesas tradicionais por frutas da época como: figos, pêssegos, uvas e ameixas. Mas se aquela sua tia distante ou mesmo a sua avó preparou com todo carinho uma sobremesa especial e irresistível, não precisa fazer desfeita e deixar de comer. Porém, lembre-se que uma porção só já é o suficiente para matar a vontade e manter a forma.
Não Abandone os Exercícios
O exercício físico é a única maneira de utilizar toda essa energia que foi acumulada sem culpa durante as festas, portanto, nunca o deixe de lado. Se não for possível manter aquele treino intenso e regrado que você vinha fazendo até aqui, procure ao menos realizar atividades com alguma regularidade.
Aproveite as férias para fazer atividades diferenciadas e ao ar livre como: corridas, caminhadas ou aquele pedal na bike que está encostada na garagem. Também é possível realizar exercícios funcionais, sem o uso de equipamentos, e manter o trabalho dos principais grupos musculares do seu corpo
Se você está sedentário, essa é a melhor hora para começar.
Essa época representa o final de um ciclo e inicio de um novo que está por vir. Se faz tanto tempo que seu velho par de tênis está jogado no armário, e você nem lembra qual foi a última vez que colocou esse corpinho para se mexer, essa é uma ótima oportunidade para começar.
Ano Novo…Vida Nova! Só depende de você e se precisar estaremos disponíveis para te ajudar 😎
@Tallison, concordo com vc é acrescento#força#foco#e fé 💪🏽👏🙏🏾.
ResponderExcluirexatamente
ResponderExcluir