Uma técnica avançada chamada German Volume Training, ou abreviada para GVT, surgiu na década de 80 para ganhos massivos de força para fins militares ou olímpicos. Porém, ela foi incorporada para a musculação e hipertrofia. É uma técnica que eu utilizo bastante com os meus alunos e também falo sobre ela nos meus cursos.
Eu gosto de trabalhar com os meus alunos colocando sempre uma técnica avançada de treinamento por grupamento muscular. Não necessariamente você precisa usar a mesma para todos, você pode mesclar!
É exatamente sobre isso. O GVT foi pré-estabelecido que deveria ser utilizado em todos os grupamentos musculares, porém, na hora de entender técnicas avançadas de treino você deve sempre pensar em personalizar: pegue o conceito e aplique como você achar que é mais interessante de acordo com o seu objetivo e corpo.
Um outro ponto é que o GVT não é utilizado em exercícios isoladores, porém não há nenhum tipo de problema em fazer essa utilização. É verdade, é uma adaptação da técnica original, mas que para a nossa modalidade é completamente compreendida como correta.
A execução do GVT é algo razoavelmente simples, nós vamos escolher um exercício de algum grupamento muscular e vamos PREFERENCIALMENTE (pode-se adaptar isso) em exercícios multiarticulares, como por exemplo, o supino reto para peito.
Na escolha desse exercício, vamos fazer 10 séries de 10 repetições. Aqui, outra adaptação é necessária, nós não vamos fazer 10 repetições e parar, nós vamos fazer todas as 10 séries até a falha completa. Caso você fique muito longe das 10 repetições, ou seja, faça abaixo de 8 ou acima de 12, nós ajustamos a carga para que fique uma falha próximo de 8 a 12 movimentos.
É normal você começar com uma carga mais alta e vir reduzindo, porque o tempo de intervalo é fixo de 1 a 2 minutos no máximo, independentemente do exercício escolhido.
Portanto, serão 10 séries até a falha com 1 a 2 minutos de intervalo de um só exercício. O que nós temos que lembrar é passar de 20 séries em um grupamento muscular não é usual. Se atente nisso ao montar o treino.
Você já usou essa técnica? Como foi?
Escrito por:
Leandro Twin
Treinador
instagram: https://www.instagram.com/leandrotwin/
Nenhum comentário:
Postar um comentário