Ta rolando muitas duvidas no chat do blog então vamos simplificar:
O Sarcoplasma Stimulating Training, tradução Treino de Estimulação do Sarcoplasma, é um treino que gera a hipertrofia muscular. Os exercícios são feitos de forma acelerada e contínua, com séries que levam os músculos quase a exaustão, assim acontece um rompimento das células e força a musculatura a crescer sobre essa camada, o que consequentemente aumenta o tamanho dos membros treinados.
O treino SST não garante mais força, pois a hipertrofia só garante o crescimento da massa muscular na sobreposição de células. Sendo que, a musculação com o treino de hipertrofia é indicada para fisiculturistas ou pessoas que buscam ganhar massa muscular, ou na linguagem de academia, crescer.
O treinamento está no grupo de exercícios que levam o músculo a exaustão. Assim, o SST funciona quando realizamos repetições até a falha concêntrica momentânea (repetições até a exaustão dos músculos). É um método de treinamento que deve ser praticado por pessoas experientes, pois é um treino mais pesado que exige muito do aluno e conhecimento do instrutor que precisa acompanhar o treino de perto.
Como fazer o treino SST e riscos do treinamento de exaustão
A série de treinos do SST é iniciada e só pode ser interrompida quando ocorre falha concêntrica momentânea, no entanto ao final de cada série pode acontecer queda do padrão do movimento (causado pela exaustão), e isso significa aumento do risco de lesão. Por isso, treino deve ser feito com um instrutor qualificado.
A série muda de acordo com o que se queira, mas o preparador físico tende a começar séries mais pesadas com muito peso e levar o corpo a exaustão até a quase falha. Em seguida, os pesos são reduzidos e as séries não param, depois da falha existe nova redução de peso e mais exercícios. A repetição pode ser perigosa a longo prazo, o que é contraindicada para quem tem problemas como LER ou Tendinite.
Para entender melhor como funciona o SST abaixo segue uma série do método:
Na cadeira extensora coloca-se uma carga para realizar 8 repetições, apos realizada as 8 repetições o descanso é em torno de 10 segundos apenas, após o descanço se realiza outra série de 8 repetições, chega um momento em que a falha não deixa o atleta realizar as 8 repetições, quando essa falha chegar abaixo da metade, ou seja em torno de 3 ou 4 repetições, diminui a carga e continua tentando fazer as 8 repetições, e assim prossegue ate quantas séries o atleta conseguir fazer, o treinamento é extremamente exaustivo.
Vale lembrar que além do risco de lesão, o treinamento de exaustão SST tem um ponto que precisa ser levado em consideração. O treinamento é pesado e leva o corpo ao seu limite em cada série, assim o aluno só pode parar ao conseguir completá-la e acaba saindo do padrão de movimento em alguns casos.
Quando o praticante da SST erra o movimento ou sai do padrão, muda a forma de fazer a atividade, acaba ‘roubando’ no movimento. Durante essas roubadas, outros grupos musculares são recrutados para que o movimento aconteça, o que pode gerar lesões e problemas de postura, cansaço, além de malhar o músculo que não se queria, dentre outros fatores ligados a essas roubadas nos exercícios.
Outro ponto que é importante quando o treino é de exaustão é que pelo fato das séries de exercícios serem interrompidas apenas quando existe falha concêntrica momentânea, o atleta/aluno pode acabar sem o controle sobre o número de repetições que deve ser feito, o que pode não ser eficiente ou desnecessário.
O SST e um sistema divulgado pelo treinador muito conhecido entre os fisiculturistas chamado Patrick Tour, abaixo do post tem um link com um vídeo dele demostrando o método.
O treinamento de SST é considerado avançado, feito apenas por atletas com uma certa experiencia em treinamentos e acompanhados por treinadores capacitados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário