segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Um atleta de 65 anos que corria a Meia Maratona de Natal


Um atleta de 65 anos que corria a Meia Maratona de Natal, na manhã deste domingo (14), faleceu poucos metros antes de completar a prova dos 21 quilômetros. A prova foi uma iniciativa da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer de Natal (SEL).

Segundo informações, o atleta teria começado a passar mal a pouco mais de 500 metros da linha de chegada, nas imediações da Praia do Forte.  Apesar de ter recebido os primeiros socorros médicos ainda no local e ter sido levado para um hospital particular, ele acabou não resistindo. 

Essa foi a sexta edição da competição que conta com a participação de atletas amadores e profissionais. A prova ocorreu em um percurso só de ida. A largada para os competidores das prova dos 5 quilômetros e 10 quilômetros aconteceu em trechos diferentes da Via Costeira. Já a de 21 quilômetros começou nas proximidades da Arena das Dunas, com encerramento de todas as provas acontece no Forte dos Reis Magos.

Pontos positivos.
#+1. A largada foi pontualmente as 6:45 (mas ver ponto negativo #-3).
#+2. Todos os pontos de abastecimento tinham água.
#+3. Pontos de abastecimento frequentes.
#+4. Camisa da prova de ótima qualidade.
#+5. Resultados publicados com celeridade.
Pontos negativos por ordem decrescente de importância (ao meu ver)
#-1. A distância da prova não é a de uma meia-maratona: faltou 900m na medição do meu dispositivo GPS, e o km 5 apareceu depois de pouco mais de 4km de corrida!
#-2. Os pontos de abastecimento só tinham água, isto não é suficiente para uma prova desta distância (nestas condições climáticas mais ainda).
#-3 Dois horários de largada diferentes foram divulgados. O folheto distribuído no kit indicava 6:30 (o que teria sido um horário melhor)
#-4 Inclusão no kit de uma esponja desnecessária, já que não havia água gelada para usar.
#-5 O nome no número de peito permite a torcida incentivar os corredores, no entanto em Natal, 1) não há torcida (infelizmente), 2) a letra era tão miúda que não dava para ler.
Concluindo, a organização da Meia Maratona de Natal conseguiu corrigir problemas de edições anteriores mas conseguiu pecar em outros pontos muito importantes. O público fora do estado já não vem mais, não sei quantas edições tão atrapalhadas o público local vai aguentar ainda.
Nota: 3/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário