terça-feira, 4 de abril de 2017

Tudo Sobre GH: Hormônio Para Massa Muscular e Definição

Resultado de imagem para Tudo Sobre GH – Hormônio Para Massa Muscular e DefiniçãoTreinar intensamente e se alimentar de maneira adequada são dois dos principais fatores envolvidos no ganho de massa muscular, mas não são os únicos. Existem substâncias que podem estimular naturalmente esse processo, acelerando a regeneração e o crescimento das fibras musculares.
Produzido naturalmente pelo corpo ou então obtido através do uso de suplementos anabolizantes, o hormônio do crescimento ou GH é exatamente uma dessas substâncias que podem acelerar os ganhos na academia.
Tudo isso, no entanto, mediante o risco de uma série de efeitos colaterais, como veremos logo mais.

O que é?

Também conhecido como somatropina, HGH ou GH (do inglês Human Growth Hormone), o hormônio do crescimento é uma proteína altamente anabólica sintetizada pela hipófise. É essencial para uma série de processos metabólicos e o crescimento de diversos tecidos
 – entre eles, o muscular.

De maneira simplificada, podemos dizer que o GH serve para promover o crescimento normal em jovens e manter o funcionamento corporal adequado em adultos (incluindo a remodelação dos ossos e do colágeno, proteína que forma os ligamentos e tendões).

Breve história

O hormônio do crescimento foi descoberto há quase cem anos, sendo que no final da década de 50 cientistas finalmente conseguiram isolá-lo na forma de somatropina.
Inicialmente obtido a partir da hipófise de cadáveres, a partir da década de 80 o GH começou a ser comercializado na forma sintética que conhecemos hoje.

Desenvolvido originalmente para o tratamento de distúrbios do crescimento, o GH na forma de injeções subcutâneas foi logo descoberto por fisiculturistas ávidos por acelerar o ganho de massa muscular.
Proibido para fins estéticos, atualmente só é possível obter o GH legalmente mediante receita médica
 – o que não impede, é claro, que muitos praticantes de musculação tenham acesso ao hormônio para uso como anabolizante.

Para que Serve?
O hormônio do crescimento é utilizado por atletas em geral porque ajuda a aumentar a massa muscular, estimula a queima de gordura, diminui o tempo de recuperação entre os treinos e fortalece os tendões e ligamentos. O hormônio GH ainda:


  • Diminui a síntese de glicogênio;
  • Estimula a produção de colágeno;
  • Aumenta a retenção de nitrogênio, potássio, fósforo e sódio;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Estimula as funções renais.



Como Funciona o Hormônio GH

Após ser liberado pela hipófise na circulação, o hormônio do crescimento atua através de duas maneiras distintas:

– Direta

O hormônio se liga diretamente a receptores específicos nos tecidos-alvo, como por exemplo os adipócitos (células de gordura). Como resultado, o GH estimula a degradação dessas células em triglicérides, favorecendo seu uso como fonte de energia.
O hormônio ainda impede que os adipócitos consigam captar mais lipídios a partir da circulação. Isso significa que o GH estimula a queima dos estoques de gordura já existentes ao mesmo tempo em que impede que novos depósitos sejam formados.
– Indireta

Essa é a ação mais conhecida do hormônio GH, que após ser secretado pela glândula pituitária cai na circulação sanguínea e chega até o fígado. Uma vez no órgão, o GH estimula a liberação de IGF-1 (Insulin-like Growth Factor-1), um fator de crescimento que também pode ser liberado por outros tecidos em resposta ao hormônio do crescimento.

O IGF-1 é fundamental para o crescimento muscular, pois estimula tanto a diferenciação como a proliferação dos mioblastos, as células precursoras das fibras musculares. O fator de crescimento também estimula a captação de aminoácidos e a síntese de proteínas nos músculos e outros tecidos.

O IGF-1 ainda estimula a proliferação das células que formam o tecido cartilaginoso (condrócitos), o que resulta no crescimento dos ossos. É por essa razão, por sinal, que um dos efeitos colaterais da deficiência de GH em crianças e adolescentes é exatamente uma defasagem no crescimento.



Resultado de imagem para Tudo Sobre GH – Hormônio Para Massa Muscular e Definição

GH Para Ganho de Massa Muscular

Através dos efeitos do IGF-1, o GH pode ser utilizado para a hipertrofia e definição muscular. Entenda como:






– Atuação na síntese de proteínas

O hormônio do crescimento GH promove um aumento na produção de ácido ribonucleico, o conhecido RNA, que é o grande responsável pela síntese de novas proteínas a partir dos aminoácidos obtidos com a alimentação ou suplementação.
O hormônio do crescimento também facilita a passagem destes mesmos aminoácidos pelas membranas dos mioblastos, fornecendo mais nutrientes para a síntese de novas proteínas. Como resultado, haverá mais proteína disponível para a reconstrução do tecido muscular lesionado durante os treinos, o que poderá evitar o catabolismo e proporcionar aumento da massa magra.

Diminuição das reservas de gordura
Por mais intensos que sejam os treinos, os músculos não ficarão aparentes e definidos se estiverem escondidos sob uma camada de gordura. Aqui novamente o GH pode ser de grande auxílio, pois como já vimos estimula a quebra dos ácidos graxos e permite que estes sejam utilizados como fonte de combustível para as células.
O resultado é uma diminuição no percentual de gordura corporal e uma musculatura mais definida e “trincada”.

Manutenção dos Estoques de Glicogênio
As fibras musculares dependem de glicose para poderem realizar suas contrações durante os treinos de resistência. Estocada na forma de glicogênio na massa muscular e no fígado, essa glicose não é suficiente para fornecer energia para todo o treino, o que resulta em fadiga e catabolismo muscular.
A utilização da gordura como fonte de energia ajuda a poupar os estoques de glicogênio, minimizando os efeitos do catabolismo e garantindo mais energia para as contrações musculares.
É por esse motivo que os fisiculturistas dizem que o uso de substâncias como o GH aumenta a força e a resistência durante os treinos intensos com pesos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário